sábado, 8 de agosto de 2009

O outro Verão


Enquanto que para uns o Verão é alegria, diversão, caras e corpos bonitos, para outros o Verão anuncia o fim da felicidade. Refiro-me aos animais, em especial, os cães!!
Dotados da capacidade de amar incondicionalmente e de nos apoiar em todas a nossas cruzadas, são rapidamente abandonados na faixa de uma autoestrada para que os donos possam passar uns dias insignificantes numa praia igual a tantas outras!! Outros são deixados no canil municipal onde durante os oito dias que lhes resta de vida se perguntam o porquê de o que mais amam no mundo os ter deixado ali, e até ao momento da sua morte esperam com esperança que o que quer que tenham feito de mal seja perdoado e que os seus amados donos voltem. Mas nunca voltam, e no Natal oferecem um novo cachorro à criança que pergunta insistentemente pelo "Bobi", para repetirem o homicídio no Verão seguinte!! Mas há pessoas que fazem pior!! Há pessoas que atropelam propositadamente os animais que vêem na rua, pessoas que lhes batem, pessoas que os atiram de penhascos porque: "Apeteceu-me" (como o soldado americano no Iraque que faz isto para um video presente no Youtube). Jovens portugueses atrairam um cão esfomeado para o 4º andar de um prédio para depois o atirarem cá para baixo!! O que lhes aconteceu?? Nada, ninguém foi castigado, ninguém sofreu qualquer consequência por ter causado a perda de uma vida, bem mais preciosa do que a desses jovens monstros!! Assisti a uma conversa à porta do canil municipal de Lisboa que me deixou maldisposta: "Eu ontem à noite atropelei um cão e trouxe-o para cá. Quero saber quem é que posso responsabilizar pelos danos no meu carro." É revoltante!! Matou um animal, provavelmente porque estava a conduzir depressa demais, como é costume nas ruas de Lisboa, e só se rala com o arranjo do carro!!
Parece mentira, mas é a mais pura das verdades.. como ex voluntária da União Zoófila, assisti a todas as feridas causadas pela maldade humana, fossem elas físicas ou psicológicas!! Quando lá entramos centenas de corações partidos imploram-nos por uma casa, ou pelo menos, por uma festa sincera.
O governo português, tal como muitos outros governos, não reconhece direitos aos animais, a não ser como propriedade de alguém!! Como se estivessemos a falar de uma jarra, ou um tapete!! estragou a propriedade, paga uma coima, caso contrário, se não tem dono, tivesse!! É verdade que as pessoas que abandonam animais na rua, se sujeitam a pagar uma coima, apesar de até ao momento, não saber de nenhuma aplicada.. mas em seguida o animal é entregue a essa pessoa sem coração que acabo por o maltratar ou matar!!
Cada vez tenho menos esperança numa humanidade que mal trata e despreza alguém capaz de amar mais que a própria vida. Se tivessem de escolher que vida ou que espécie salvar, escolheriam-nos!!
Como é que podemos ser nós os seres racionais, se somos incapazes de sentir compaixão, ou de proteger os mais fracos?? Eles são mais fracos e fazem de tudo para nos proteger!!
Porque é que os governos nada fazem a favor deles, ou das instituições que os tentam ajudar?? Porque é que o ser humano é tão egoísta e tão incrivelmente estúpido?? É nesta altura que o meu sentimento de tristeza se transforma em raiva e revolta!!

PORQUE É QUE NINGUÉM FAZ NADA??
Porque é que só pensam em dinheiro e só vivem para ele?? Onde é que foi o coração humano e a sua capacidade de amar??
Começo a acreditar que o normal é ser "mau", os bons é que estão a mais, num mundo louco e insensível!!
Acredito, ou preciso de acreditar, que ainda podemos compensar todo o mal que temos feito, só precisamos de vencer o egoísmo e a preguiça, mas essa é uma escolha que cabe a cada um de nós... Então, façam a vossa escolha, sabendo isto: Eles nunca vos abandonariam por umas férias no melhor hotel do mundo, nem que a sua vida dependesse disso!!
POR FAVOR, FAÇAM ALGUMA COISA, NÃO DEIXEM O MASSACRE CONTINUAR!!
"Acredito que os cães podem falar, mas para não se envolverem nas mazelas humanas, preferem latir." - Vitor Hugo









3 comentários:

  1. Também isto me revolta e também eu tenho histórias para contar...
    Mas, para além do que aqui fizeste, o que mais podemos fazer?

    ResponderEliminar
  2. Era um bem grande e grosso que essa malta precisava...

    ResponderEliminar
  3. Podem sempre ajudar instituições e associações sem financiamento do estado, fazerem voluntariado, divulgarem este tipo de situações, alertar as autoridades sempre que tiverem conhecimento de algum animal vitima de maus-tratos e adoptar animais abandonados. São muitos os sites e associações portuguesas que precisam de ajuda, se procurarem em qualquer motor de busca, encontrarão muitos. Posso recomendar o S.O.S. Animal e a União Zoófila por ter mais conhecimento da actuação dos mesmos.

    Obrigada por terem dado atenção a este tema!! É sempre bom saber que ainda há quem se preocupe!! :D

    ResponderEliminar

Impulsos à Mia