segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Inocência perdida




Em que momento é que deixamos de ser inocentes?? A certa altura da nossa vida sentimos falta da nossa infância, desejamos poder voltar atrás e ser crianças. será que é a inocência que queremos de volta??
Cada vez as crianças crescem mais depressa, antigamente cresciam porque tinham que trabalhar para ajudar a sustentar a família, agora crescem porque vêem demasiada televisão e começam muito cedo a usar a internet. Programas que são considerados para maiores de 13 anos são visionados por crianças com 8/9 anos de idade.
Será que deixámos de nos preocupar com a inocência das nossas crianças?? Será que queremos que elas cresçam e amadureçam mais depressa para deixarem mais cedo de ocupar o nosso tempo??
As crianças têm cada vez menos tempo para o serem, os pais querem que as escolas as ocupem das 9 às 19h para que estes possam ganhar o dinheiro suficiente para uma vida confortável, pais mais modernos querem amas que tomem conta dos seus filhos enquanto estes saiem à noite e recuperam por umas horas por semana a adolescência que já passou. Momentos em família são cada vez mais escassos e as crianças crescem praticamente sozinhas, educadas por uma televisão sem qualidade e desenhos-animados repletos de maus exemplos e violência.
Tememos pela segurança dos nossos filhos, irmãos e netos, e a crescente criminalidade impede que as crianças brinquem na rua com outras crianças, atirando-as para um mundo cada vez mais electrónico e informatizado. Com 11 anos algumas crianças já são viciadas num jogo chamado "World of Warcraft", que eu sinceramente não sei como funciona, mas creio que criam um ser virtual e vivem através dele.
Seria bom que as crianças o pudessem ser livremente e que os pais, o fossem com vontade, porque chega a uma altura em que se cansam e só querem que a criança cresça. Quando cresce os pais olham para trás e sentem-se velhos, não querem que a criança parta, não querem ficar sozinhos, no entanto, enquanto esta precisa deles, eles querem sossego, descanso. Isto não faz deles maus pais, é o Homem, no seu mais fiel retrato, sentimos sempre mais falta do que não temos!!

Eu também tenho saudades da minha inocência perdida, de brincar na rua com os meus amigos, de ser princesa, cantora, bailarina, professora, veterinária, andar de bicicleta, jogar às cartas, fazer desenhos.. mas, todos os dias me vejo falhar como irmã, atacada sempre por uma preguiça, ou uma falta de paciência que me permitiriam fazer a criança que tenho dentro de mim orgulhosa!!
Vou mudar, vou compensar a criança que tenho em casa, por todas as vezes que lhe falhei, pela a atenção que ela tanto me implora e que eu insisto em ignorar, porque tenho a "minha vida"!!Pois bem, mais que ninguém, ela é a minha vida, e amanhã vou levá-la a passear, vou mandar fora toda a preguiça e vou compensá-la, vou mostrar-lhe que ela é importante para mim, e que tal como ela está do meu lado quando preciso, eu estarei sempre do lado dela!!

Além de serem as nossas crianças, são o futuro do mundo e a maneira como destruimos, ou não, a sua inocência, ditará a evolução do nosso mundo para melhor, ou para pior.


Parque Infantil

Joga a bola, menino!
Dá pontapés certeiros
Na empanturrada imagem
Deste mundo.
Traça no firmamento
Órbitas arbitrárias
Onde os astros fingidos
Percam a majestade.
Brinca na eterna idade
Que eu já tive
E perdi,
Quando por imprudência,
Saltei o risco branco da inocência
E cresci.

Miguel Torga
...

2 comentários:

  1. É bem verdade o que dizes. Infelizmente é esse o retrato cada vez mais fiel da sociedade em que vivemos. É bem verdade que cada vez mais crianças se prendem ao computador/consola/televisão demasiado cedo. Cabe então a estes meios adaptarem-se a esta nova realidade, algo que a televisão, por exemplo, e ao contrario das consolas (como a Wii) e do computador (com programas didaticos e a aprendizagem do uso responsavel da internet), tem dificuldade em fazer, transmitindo programas que não ensinam nada, não transmitem nada. E assim vive o povo apatico ao abuso da inocencia das nossas crianças.

    ResponderEliminar
  2. Olha perdi aqui 30min a escrever um comentário e não o consegui publicar. M***a pa isto e VIVA OS JOGOS DE COMPUTADOR....NOT!

    Adoro criancinhas também! eu costumo ir para os parque infantis sentar-me ir ver os meninos a brincar, tirar fotos e depois....ups..e melhor ficar-me por aqui senão ainda me metem a policia a patrulhar a zona! Mas o que é facto e que cada vez menos criancinhas estão nos parque e cada vez mais não consigo saciar a minha sede!

    ResponderEliminar

Impulsos à Mia